Pages

28 de junho de 2012

Heróis de verdade

Questiono com veemência a ideia de que nossa geração precisa de novos heróis. Não falo daqueles encapuzados que cruzam os céus de cidades fictícias combatendo vilões que existem apenas atrás de grandes telas e nas páginas de gibis. Falo de pessoas de carne e osso, seres humanos falhos e imperfeitos, mas que mesmo assim inspiram dezenas, centenas, milhares, milhões. Alguns dizem que carecemos de novos exemplos, de novos ícones, de novos homens e mulheres a quem seguir. Discordo.

Hoje em dia qualquer um que tenha alguma exposição em alguma mídia recebe o título de herói. Participantes de reality shows são chamados assim por suportarem o isolamento em lindas casas com piscinas e todo o tipo de conforto. Atletas recebem esta alcunha quando fazem seus clubes conquistarem títulos. Estes não são heróis de verdade, são oportunistas, querem apenas aparecer. Heróis vivem com e por um propósito maior. 

Hoje vemos inúmeros heróis de brinquedo
Poderia aqui citar diversos tipos de heróis, verdadeiros guerreiros que vivem em nosso tempo. Homens e mulheres que conseguem sustentar suas famílias ganhando salários humilhantes. Homens e mulheres que arriscam suas vidas para que outros possam viver. Homens e mulheres que abrem mão daquilo que têm para que outros venham a ter. Homens e mulheres que gastam seu curto tempo neste mundo para que outros tenham o que comer, beber, vestir e morar. São heróis sem face, que pouquíssimos conhecem, mas que têm lugar de honra na História.

Se hoje nos faltam referenciais de ética, coragem e fé nos tempos atuais, nos espelhemos naqueles que viveram antes de nós. A Bíblia Sagrada é cheia de exemplos. Abraão. Noé. Gideão. Davi. João Batista. Homens como nós, feitos de carne e osso, carregados de defeitos e falhas, mas que viveram pela fé, sofreram pela fé e deixaram um legado que vive até hoje.

Espelhando-me nestes homens e mulheres cujas histórias influenciaram gerações, sinto-me desafiado a viver outro tipo de vida. Abrir mão do egoísmo e abraçar a generosidade. Abandonar o orgulho e me entregar à humildade. Largar os títulos e assumir o serviço. Afastar-me da mentira e buscar a integridade a todo custo. Morrer para a vida solitária e viver verdadeiramente em comunidade. Não preciso de novos heróis. Quero apenas viver como viveram os heróis da fé, homens dos quais o mundo não era digno. 

4 comentários:

  1. Muito bom Edu. Ao contrário do que vc acha, existem mais que 5 leitores fiéis do seu BLOG. rs. Sábias palavras. Elas me remeteram a pregação do Pr. Juliano Son, sobre negar-se a si mesmo em pro dos outros. Viver por uma causa, por uma comunidade. Sei que seu coração arde por pessoas e isso é uma qualidade honrosa. Deus continue a inspirar vc. Suas palavras têem me abençoado, pode crê! Abç.

    ResponderExcluir
  2. Penso também que ser cristão sempre foi e é coisa de herói. Vencer a própria carne e renunciar a si mesmo não é para qualquer um, mas para heróis e heroínas.
    Parabéns pelo blog, meu amor! Que Deus continue abençoando e usando sua vida!

    ResponderExcluir
  3. Parabéns, meu amigo Edu, por este post! Seria interessante que todos pudessem se espelhar em grande nomes da Bíblia e não em falsos profetas com cara de vaqueiro!
    Um grande abraço e que Deus te abençoe.

    ResponderExcluir
  4. Em uma pequena cidade do interior havia um casal vivendo na calcada e dormindo dentro do carro. Esta situacao se prolongava por dias. Ate mesmo as refeicoes eram feitas ao meio fio. Este casal era d uma cidade vizinha, e estavam em frente a um hospital, o q, apos pensar um pouco, m levou a concluir q eles suportavam tal situacao em prol de uma pessoa q estava internada. Um jovem inconformado com o drama, providenciou uma casa p q eles pudessem passar, com a minima dignidade, pelo vale da internacao do seu ente querido. Tempestivamente, sei q a palavra de Deus foi anunciada para o casal e fico feliz... Bem, eu suspeito ver 3 herois nesta situacao. Cara, preciso concordar com vc... existem herois... a pergunta q me faco e, ate qdo vamos ficar apenas procurando por eles. Q o Senhor nos ajude na pratica do heroismo.

    ResponderExcluir